terça-feira, 18 de outubro de 2011

Pastel 5 Queijos (16) - Dica da Semana

A Dica da Semana é o pastel de número 16 - 5 QUEIJOS, uma combinação de mussarela, parmesão, provolone, queijo cheddar e catupiry. Que tal aprendermos um pouco mais sobre esses tipos de queijos?

Queijo Mussarela - embora seja conhecida como Mussarela, no dicionário de português a grafia correta é Muçarela. Pois bem, esse tipo de queijo que também é conhecido como mozarela, muçarela ou muzarela (em italiano mozzarella) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e é um queijo de massa filada. Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, brancas e bem macias. Na Itália, apenas esse tipo de queijo é reconhecido oficialmente como mozzarela, recebendo o selo de certificação de origem. São produzidas, em média, 33 mil toneladas deste queijo por ano em território italiano. No Brasil, a mozarela é produzida a partir do leite de vaca, apresentando aspecto amarelado e consistente, em peças retangulares – neste caso, a massa utilizada também é filada. Esta é a receita mais consumida em países como o Brasil, onde são produzidas, em média, 182 mil toneladas de queijo por ano.



Queijo Parmesão – esse queijo é uma das variantes dos chamados queijos Grana, assim denominados por possuírem uma estrutura granular de consistência dura e seca (26 até 36% de umidade). Na Itália, conforme a área de produção, existem diferentes tipos de queijos Grana. Assim, para regiões próximas a Reggio e Parma produz-se o Reggiano e o Parmesano (Parmesão). Para outras áreas de produção como a região da Lombardia encontra-se o Grana Padano.

Atualmente, os queijos Grana não são exclusividades italianas e são elaborados em todo planeta. Na realidade, desde tempos remotos os suíços já elaboravam o seu Grana, o SBRINZ, originário do Cantão de Ticino (principal zona de produção).

Com a imigração italiana no Brasil, o queijo Parmesão e algumas variantes do Grana foram sendo introduzidos no Brasil e atualmente constituem um dos produtos elaborados em grandes proporções, estando à mesa dos brasileiros de norte ao sul do país.



Queijo Provolone - é um queijo originário da Itália, denominado de massa filada, originalmente em formato de pêra, com diversas variações de peso.  

Características:

Formato: forma de bastão (cilíndrico alongado);
Sabor: levemente picante com forte aroma;
Peso: varia de acordo com a forma;
Massa: semi-cozida ou cozida fermentada, filada e salgada;
Aspecto: crosta firme e uniforme, lisa com consistência dura e textura fechada (aspecto interno uniforme), cor amarelo-pardo ao escuro, dependendo do tratamento que se emprega na casca.  



Queijo Cheddar - esse queijo, bastante popular, é proveniente do vilarejo de Cheddar, no condado de Somerset, na Inglaterra. Ele é um queijo firme de leite de vaca, que apresenta sabor suave a forte e nas cores variando entre branca até abóbora.



Queijo Catupiry - foi criado em 1911 por Mário e Isaíra Silvestrini, um casal de imigrantes italianos, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais. Em 1934, foi aberta no bairro da Barra Funda, São Paulo, a primeira fábrica do queijo. Muito embora o Catupiry não seja um tipo de queijo, devido a sua popularidade a palavra passou a ser sinônimo de um queijo muito cremoso, usado como complemento em variadas receitas da culinária brasileira, além de pizzas e pastéis.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui sua mensagem...