terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pastel Portuguesa (58) - Dica da Semana

Nossa dica da semana é um pastel misto que reúne mussarela, presunto, ovos, azeitonas, cebola e orégano. O Pastel Portuguesa, número 58 de nosso cardápio, é um delicioso mix de sabores que agrada a qualquer pessoa. Venha até a Babico Pastelaria conferir mais essa especialidade da Casa. Aproveite e descubra abaixo um pouco mais sobre os ingredientes desse pastel.

Presunto

Sua origem é desconhecida, mas acredita-se que seja por volta de 300 A.C. Durante muitos anos sua conservação foi feita em doses excessivas de sal, privilegiando apenas o fator conservação. Porém, nos dias atuais, o sal foi reduzido, o que permitiu obter melhores resultados.



Em relação a alguns alimentos, o presunto tem a vantagem de ser um produto natural e seguro, no plano da saúde, uma vez que não sofre nenhum processo de transformação não natural. É rico em proteínas de alto valor biológico, contendo ainda vitaminas do grupo B e sais minerais como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e zinco.

Mussarela

A mozzarela (em italiano) ou muçarela/mussarela (em português) é uma variedade de queijo de origem italiana (comuna de Aversa) e é um queijo de massa filada.


Sua receita tradicional indica o uso exclusivo de leite de búfala, produzindo o queijo em formato de bolotas conservadas em soro, brancas e bem macias. Na Itália, apenas esse tipo de queijo é reconhecido oficialmente como mozzarela, recebendo o selo de certificação de origem. São produzidas, em média, 33 mil toneladas deste queijo por ano em território italiano.

No Brasil, onde este queijo é largamente consumido, a sua técnica de fabricação é diferenciada, o que acarreta em variações em sua composição. Por ser geralmente fabricado com leite cru, isso o impede de ser padronizado no país.

Ovos

Um ovo tem 13 nutrientes essenciais em quantidades variadas necessários para o bom funcionamento do organismo, incluindo proteínas de alto valor biológico, colina, ácido fólico, ferro, zinco. Tudo isso por apenas 75 calorias. Ovos são importantes para as dietas de emagrecimento, força muscular, funcionamento do cérebro, a saúde dos olhos e muito mais.


Um ovo grande contém 6g de proteínas, quase metade delas está na gema. Tem 4,5 g de gorduras (7% das necessidades diárias), somente um terço desta é gordura saturada. Não contém gordura trans.

Azeitonas

A azeitona é fruto das oliveiras, árvores que podem sobreviver até mil anos. Ela surgiu no Mediterrâneo, provavelmente na Ilha de Creta, no sul da Grécia. A oliveira foi trazida ao Brasil por imigrantes, há quase dois séculos.
As azeitonas cruas são amargas e de sabor desagradável, por isso não devem ser consumidas diretamente das árvores, sendo necessário um tratamento especial para reduzir a sua amargura natural. Esses métodos de tratamento variam de acordo com a zona de cultivo, o sabor desejado, textura ou mesmo a cor a ser obtida.

Cebola

Cebola é o nome popular da planta cujo nome científico é Allium cepa, Lineu. Em sistemas taxonómicos mais antigos, pertencia à família das Liliáceas e subfamília das alioídeas - taxonomistas mais recentes incluem-na na família das Alliaceae. O termo refere-se, também ao seu bolbo (bulbo, no Brasil) constituído por folhas escamiformes, em camadas. As suas flores estão dispostas em umbela. As plantas jovens, com o bolbo pouco desenvolvido e sem flor, são chamadas também de cebolo.
A cebola teve origem no centro da Ásia, e caminhando para o ocidente, atingiu a Pérsia de onde se irradiou para a África e por todo continente europeu. Daí, foi trazida para as Américas, pelos seus primeiros colonizadores. No Brasil a introdução da cebola se deu principalmente através do Rio Grande do Sul, se espalhando por todo o país.

Orégano

O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.


É um ingrediente imprescindível da culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e é claro na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana. Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão. Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.



Fotos: divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixa aqui sua mensagem...